Dicas preciosas que vão te ajudar a começar a colocar seu negócio no mundo digital
Esse artigo será voltado para
todos que desejam aprender o passo a passo de como implementar o marketing
digital nas suas empresas desde o início, ou seja, que querem começar do zero.
Sabemos que hoje, um negócio
que não tem presença no meio digital tem chances quase zeradas de evoluir e
atingir um bom faturamento. E as razões para isso são óbvias, pois é lá que a
maior parte do público se concentra.
Aplicar dinheiro no marketing
digital não é sinônimo de gastar com algo que não vale a pena, ou seja, não é
uma despesa e sim um investimento. Basta olhar casos de sucesso de empresas que
deram uma chance a essas estratégias.
Aquele marketing tradicional
que conhecemos, como o famoso boca a boca, os outdoors e panfletos ficaram no
passado e deram lugar a diversas técnicas de engajamento e comunicação nas
mídias.
Para você começar do zero, é importante que leia
esse artigo na íntegra e confira nosso passo a passo. Aqui daremos dicas
preciosas que você não encontrará em qualquer lugar. Boa leitura!
Importância de investir em um plano de marketing digital
Como já citamos na introdução
desse artigo, se você está disposto a começar
do zero no marketing digital para sua empresa, já deve ter entendido o quão
importante essa prática é.
Porém, aqui daremos um direcionamento
melhor a quem ainda está em dúvida se realmente vale a pena investir no plano
de marketing digital. Confira abaixo alguns benefícios que separamos a respeito
do assunto.
·
Visibilidade
ampliada pelo público alvo: você provavelmente já deve ter pesquisado sobre
determinada empresa no Google e não encontrou nada. Isso te deixou com pé
atrás, certo?! É assim que seu público se sentirá caso você não invista nisso.
·
Construção de
audiência: com o marketing digital, sua empresa conseguirá atrair o público que
realmente tem interesse no que você tem a oferecer e irá interagir com suas
postagens.
·
Construção de
autoridade: quando buscamos por algo específico, sempre damos prioridade aquela
marca que já tem experiência no ramo, certo? Isso é porque ela possui
autoridade e você também pode conquistar. Para isso, basta investir numa
estratégia chamada “Marketing de Conteúdo”, em que serão postados nas suas
redes sociais conteúdos informativos e que mostrem que você sabe do que está
falando.
·
Comunicação
direcionada: com a técnica do marketing digital chamada “E-mail Marketing”,
você consegue enviar e-mails para clientes que abandonaram seus carrinhos
durante a compra, por exemplo.
·
Análise de dados
de forma criteriosa: essa é uma das maiores vantagens do marketing digital
quando comparado ao marketing tradicional.
Quando você
cria uma campanha no modo tradicional, como um panfleto, sabe quantos vão ser
distribuídos, mas não tem noção de quantas pessoas atingiu de fato com ele. No marketing
digital, é possível adotar softwares específicos para monitorar quantos
possíveis leads abriram o e-mail que você enviou ou clicaram no link e
realmente realizaram uma compra.
Tenha em mente seus objetivos iniciais
Para começar do zero e criar um plano de marketing digital, é necessário
ter em mente de forma bem clara quais serão seus objetivos iniciais com ele, ou
seja, quais resultados você pretende buscar com essas estratégias.
Sugerimos que você trace duas
metas iniciais: uma para seu negócio de forma mais generalizada e outra a cada
campanha que for elaborada, como atingir 50 clientes ou fidelizar 10 clientes
antigos.
Já se tratando da meta geral
para sua empresa, seria interessante adotar o objetivo de fortalecer a posição
do seu negócio na internet, por exemplo. Claro que isso será uma meta em longo
prazo.
Na hora de definir metas para
qualquer coisa na vida, precisamos ter em mente alguns pontos chaves para não
nos perdemos no caminho. Esses pontos são:
·
Realismo
·
Exatidão
·
Mensuração
·
Estar ao seu
alcance
·
Estar atento ao momento
certo
Defina quem será seu público alvo e estude-os
Não há possibilidade de o seu
negócio dar certo se você não souber com quem está lidando na hora da venda.
Para começar do zero, você precisará
pesquisar muito sobre seu público alvo.
É preciso entender quais as
dores e problemas que seus clientes têm para oferecer seus produtos, ou seja,
as soluções para eles.
Frequentemente, o termo
“persona” é usado no marketing digital. Esse termo não é nada mais do que um
personagem criado para entender melhor seu público.
A sua persona deve ter nome,
gostos, preferências, interesses, sexo etc. Isso tudo na tentativa de saber
como seu público reagirá a certa campanha proposta.
Faça uma breve avaliação da jornada do cliente
Continuando com a linha de
raciocínio do exemplo acima, agora que você já definiu sua persona, definirá a
jornada do cliente, ou seja, a história dele com seu negócio.
É necessário que você se
indague de que forma sua persona chegou até sua empresa, quais problemas ela
tinha que resolver ao te procurar, qual a plataforma digital que foi utilizada
etc.
Ah! Lembre-se que o processo
de fidelização também é extremamente importante e também faz parte da jornada
do cliente.
Após passar por todas as
etapas de compra, é bom que você saiba o relato da sua persona em relação a sua
experiência com o produto e a compra. Essa atenção dada ao seu feedback
mostrará dedicação por parte da sua empresa.
Avalie a competição na sua área de atuação
Sua empresa provavelmente
está inserida numa área que tem concorrentes, certo? É difícil haver um ramo
hoje em dia que ainda não está ocupado por profissionais.
Tendo isso em vista, para
começar do zero, você também precisará se preocupar com o que está a sua volta,
ou seja, seus principais concorrentes.
Fazendo uma boa análise do
cenário, você conseguirá detectar o que eles estão fazendo de errado ou de
certo te ajudará a aprimorar e implementar suas estratégias de marketing
digital.
Conclusão
Podemos concluir que começar do zero com o marketing digital
não é uma tarefa muito fácil, exige dedicação a alguns conceitos e o estudo
prévio de suas estratégias para serem bem implementadas.
Tenha em mente que o seu
sucesso só depende de você e o quão esforçado você será em desempenhar essas
atividades.
Se esse artigo foi útil para
você, confira nossos outros textos e se ainda houver alguma dúvida, não deixe
de comentar. Será um prazer te ajudar!