Se o seu negócio depende de consultas esse artigos tem várias dicas pra você!
Quem é profissional liberal na área da saúde sabe como é difícil atrair novos pacientes de forma autônoma. Com isso, estão surgindo cada vez mais novidades no ramo de marketing para consulta.
Para ser mais claro, o marketing ao qual estamos nos referindo é o marketing digital e ele possui inúmeras vantagens para agregar sua vida profissional e facilitar esse processo de atrair novos pacientes.
Se você fizer uma breve pesquisa no Google a respeito de marketing para consulta, verá diferentes estratégias voltadas a essa modalidade, mas ficará se perguntando qual delas realmente vale a pena ser implementada.
E é para isso que desenvolvemos esse artigo: te ajudar a ver com mais clareza quais dessas estratégias são importantes para sua área e te darão maiores resultados financeiros e profissionais.
Por isso, sugerimos que leia com atenção cada tendência que separamos do marketing para consulta e tente absorver o conteúdo de forma a colocá-lo em prática com eficiência. Boa leitura!
Otimização das páginas
Para começarmos a falar sobre como você deve fazer para deixar sua página profissional em destaque, é importante que você já tenha uma, certo?! Caso ainda não possua, sugerimos que faça o quanto antes.
Ter uma página oficial na internet demonstrando um pouco da sua vida profissional e como te contatar faz toda diferença para alcançar bons resultados com o marketing para consulta.
Existem algumas estratégias que estão em alta quando falamos em otimização do site profissional, como a otimização de SEO, que falaremos mais adiante.
Entre as formas de aperfeiçoar está a personalização do layout. Caso não saiba o que é, não é nada mais do que o design que seu site possui. Ele é a primeira coisa que seu paciente vê quando entra na sua página.
Percebeu como é importante deixa-lo o mais apresentável possível?! Muitos caem no erro de deixar o layout com uma aparência amadora e sem graça. Por isso, não faça o mesmo, procure por um profissional e reformule seu layout.
Outro ponto interessante na otimização de páginas, é a inserção do botão “call to action” no seu site, ou seja, um botão que chame o paciente para determinada ação indicando o que ele deve fazer.
Você pode inserir o botão “Agende agora sua consulta”, por exemplo, que ao ser clicado levará o paciente até seu WhatsApp.
Análise das mídias sociais
Outra estratégia interessante dentro do marketing para consulta é mensurar os resultados da campanha promovida nos seus perfis profissionais das redes sociais. Parece estranho, né? Calma, explicarei melhor sobre isso.
Apesar de ser um assunto extenso e que merece maior detalhamento, vamos tentar resumir o máximo possível essa gestão das mídias sociais para que você entenda.
As campanhas de marketing para consulta têm como missão fazer com que você atinja determinado objetivo definido inicialmente. Você pode criar uma campanha para alcançar 10 novos pacientes pela internet, por exemplo.
Com isso, existem alguns parâmetros dentro do marketing digital que te ajudarão a avaliar se a campanha que você elaborou está caminhando para te dar o resultado esperado. Alguns deles são:
- Número de visitantes
- Número de cliques
- Número de conversões
- Taxa de clique
- Número de leads
Esses parâmetros podem parecer sem sentido à primeira vista, mas se você juntar pelo menos dois deles formará uma ferramenta poderosa.
Ao observarmos o número de visitantes e o número de conversões, por exemplo, descobrimos quantos visitantes da sua campanha realmente se tornaram pacientes através daquela rede social.
Criação de conteúdo
Talvez você seja o tipo de profissional que possui uma página na internet, como um perfil em uma rede social, mas mal a utiliza. Saiba que está perdendo a oportunidade de atrair pacientes.
As redes sociais recebem milhares de visualizações diariamente de todo tipo de público, inclusive o seu.
Lá, você tem a oportunidade de mostrar a essas pessoas que tem autoridade para falar sobre assuntos da sua área e consequentemente atrai-los para uma consulta.
O nome dessa estratégia dentro do marketing digital se chama Marketing de Conteúdo e tem a proposta justamente de atrair clientes (no caso, pacientes) por meio da criação de conteúdos relevantes na área.
Para elucidar melhor esse tópico, vamos a alguns exemplos.
Se você é médico especialista em cirurgia plástica, pode fazer uma postagem falando sobre os principais cuidados pós cirurgia, por exemplo.
Ou se você é dentista, pode fazer um vídeo explicando melhor como funcionam os aparelhos odontológicos.
Uso do SEO
Essa sigla significa Search Engine Optimization ou otimização por SEO, assunto que citamos lá no primeiro tópico. Explicarei melhor agora como ele funciona.
O SEO é um conjunto de técnicas voltadas a deixar sua página nas primeiras páginas de pesquisa do Google. Entre as técnicas, está o Marketing de Conteúdo que falamos acima, por exemplo. Mas claro que elas não param por aí.
Por mais que você nunca tenha trabalhado com a área de informática, certamente já ouviu falar sobre algoritmos, certo? É nele que as técnicas de SEO se fundamentam.
Saiba que esse conjunto de técnicas é mais interessante para resultados a médio e longo prazo. Então nada de ficar esperando resultados do dia para noite ok?!
Na hora de deixar sua página profissional bem ranqueada, vale aprender mais sobre termos chave, tamanhos de textos ideais e como o link da sua página será exibido.
Conclusão
Podemos concluir que o marketing para consulta é excelente para atrair novos pacientes e até mesmo fidelizar os antigos mantendo um bom relacionamento com eles.
Deixamos aqui as maiores tendências no marketing digital da atualidade a fim de que essa seja sua principal porta de entrada para o sucesso profissional que tanto almeja.
Sugerimos que você leia outros artigos relacionados ao marketing digital na nossa página a fim de obter maior conhecimento sobre o assunto e alcançar o sucesso com sua prática.
Se esse texto foi útil para você ou se ainda possui alguma dúvida sobre o tema, não deixe de comentar. Será um prazer poder te ajudar!