Por que profissionais liberais devem investir no marketing digital

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Se você é um profissional liberal esse artigo vai lhe trazer informações valiosíssimas

Se você chegou até esse artigo, já está ciente que investir no marketing digital tem sido uma das maiores tendências entre os profissionais liberais nos dias atuais e quer saber se é mesmo isso tudo, certo?

Fique sabendo que você está no lugar certo! Aqui te mostraremos as principais vantagens que investir nessas estratégias pode trazer para sua vida profissional e como elas vão te auxiliar a multiplicar seus ganhos.

Claro que os resultados não virão do dia para noite, será necessário dedicação e persistência da sua parte para fazer dar certo. Afinal, a maioria das profissões hoje em dia já se encontra praticamente num estado de saturação.

O ponto positivo é que normalmente os profissionais liberais tem um perfil bem focado e dedicado, já que aprenderam a ser seus próprios chefes tendo disciplina e comprometimento.

Confira abaixo a lista de vantagens que selecionamos e julgamos serem as mais importantes para ter certeza que investir no marketing digital certamente valerá a pena!

 

 

Te torna uma referência sua área

Dependendo da profissão que você escolheu seguir, pode estar se perguntando como é possível ser uma referência nessa área, já que a maior parte desses trabalhos já possuem nomes de autoridade.

Mas não estamos falando de você se destacar no mundo da ciência ou algo do tipo e sim se tornar uma referência entre o público alvo escolhido. Para tornar isso mais didático, vamos a um exemplo.

Supondo que você é um dentista e sua área de atuação é no ramo da estética. Seu público alvo certamente são pessoas mais jovens que querem manter uma boa aparência, certo?

Tendo isso em mente, você precisará ter uma reputação entre essas pessoas de modo a chamar atenção. Mas como fará isso?! Aqui entra uma estratégia importantíssima do marketing digital: o Marketing de Conteúdo.

Esse método visa a criação de conteúdos relevantes por meio das mídias sociais de forma a atrair novos pacientes ou clientes. Para isso, obviamente você precisará ter uma página em uma rede social, como o Instagram.

Feita essa etapa, comece a criar postagens que prendam a atenção do seu público. Você pode tirar dúvidas deles, fazer vídeos ao vivo dinâmicos falando sobre a área ou até postar fotos de antes e depois.

 

 

Mais chances de converter novos clientes

Continuando na linha de raciocínio acima, ao investir no Marketing de Conteúdo, por exemplo, seus pacientes mais antigos podem indicar sua página a conhecidos que possivelmente se tornarão pacientes.

Mas não será sempre essa maravilha. Pode ser que mesmo tendo sua página indicada, o máximo que você conseguirá são curtidas e comentários em suas postagens. Convenhamos que isso não pagará suas contas, certo?!

É necessário que você crie um plano de ação para essas pessoas também, adotando outras estratégias do marketing digital.

Dentre essas estratégias, está a de oferecer materiais gratuitos, como e-books ou podcasts. Claro que ao preparar esse material, você deve ter sempre em mente o conteúdo que seu público deseja consumir.

Cuidado para não cair no erro de afastar seus pacientes ou clientes em vez de atrai-los, ok?!

 

 

Facilita seu relacionamento com antigos e novos clientes

Investir no marketing digital não é sinônimo apenas de conquistar novos clientes, mas também de fidelizar os antigos.

Isso acontece por meio das próprias mídias sociais. Vamos a outro exemplo.

Você é afiliado digital e possui um site para vender produtos digitais. Com uma estratégia do marketing digital chamada E-mail Marketing, é possível enviar e-mails personalizados e com assuntos direcionados a condição de cada um.

Então, se um possível cliente abandona o carrinho no site no meio da compra, você pode usar o E-mail Marketing para lembra-lo do ocorrido. Pode, por exemplo, indagar se ele se esqueceu de efetuar o pagamento.

Além disso, o E-mail Marketing também pode ser aplicado no exemplo anterior do dentista. Supondo que mais de 200 pessoas se interessaram pelo material gratuito que você ofereceu, como fará para distribuir?

Claro que não será manualmente, certo? Esse método permite enviar e-mails automatizados com o material em questão para todos de uma só vez.

 

 

Aumenta as chances de você vender outros produtos

Há uma estratégia no marketing digital chamada cross-selling. Calma! Você não precisa dominar o inglês para entender como ela funciona. Explicaremos melhor agora sobre isso.

Provavelmente você já tem um número de contato profissional, certo? Aquele voltado apenas para se relacionar com seus clientes pelo WhatsApp, por exemplo.

Se você consegue conquistar esse cliente por meio de alguns artifícios e ele se encanta pelos seus produtos, é uma boa pedida começar oferecendo produtos de baixo valor para ele. Mas por que isso?

Com o cross-selling, depois de ter conquistado o cliente e oferecido um produto mais em conta, você abre uma oportunidade para oferecer outros produtos de maior valor.

Percebe como investir no marketing digital pode te abrir diversas portas?!

Nesse caso, é importante que você conquiste seu cliente ou paciente com um bom papo, demonstrando experiência, transparecendo confiança e tendo em vista a jornada que ele percorreu até seu negócio.

 

 

Possui um ótimo custo x benefício

Uma das maiores vantagens de investir no marketing digital está aqui: pouco investimento financeiro e alto retorno.

Parece um sonho, não é mesmo?! Mas é real.

O marketing digital não necessitará de grandes investimentos financeiros da sua parte.

O máximo que você deverá depositar algum dinheiro é na criação de um site ou em anúncios pagos.

Lembrando que as ferramentas citadas acima são importantíssimas para as estratégias darem certo. Ter uma página oficial confere credibilidade ao seu perfil profissional e os anúncios pagos atingirão o público certo.

 

 

Conclusão

Podemos concluir que investir no marketing digital para profissionais liberais é uma escolha bem interessante e que certamente valerá a pena se você souber aplicar as estratégias certas no momento certo.

Para não cair em erros comuns de quem começa a investir nesses métodos, procure por mais artigos relacionados aqui no nosso site. Eles certamente irão te auxiliar.

Se esse artigo foi útil para você ou se ainda possui alguma dúvida sobre o assunto, não deixe de comentar. Será um prazer poder te ajudar!

 

 

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