Guia para Marketing Odontológico

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Dicas preciosas que vão te ajudar a se orientar e começar a colocar seu consultório no mundo digital.

Sabemos que nos dias de hoje o marketing já não tem mais aquela função antiga e tradicional de apenas fazer publicidade para alguma campanha. Ele ganhou uma nova perspectiva: aproximação com o público alvo.

Com isso, surgiram novas modalidades dentro do marketing digital, como o marketing odontológico.

Claro que essa prática não se restringe apenas a aproximar o dentista do seu paciente, mas também serve para conquistar e atrair mais pessoas, de modo que o profissional tire dúvidas e esclareça alguns pontos sobre a odontologia.

Apesar de não ser um assunto aprendido nas faculdades, o marketing de forma geral é uma prática que deve ser dominada atualmente por todo profissional, principalmente os que lidam diretamente com seu público, como os dentistas.

Estima-se que nos dias atuais, mais de 90% da população faça buscas diárias por profissionais de saúde na internet através do Google e outros sites. Além disso, a pesquisa pelo termo “dentista” cresceu 88% nos últimos 5 anos.

Percebe a importância da presença do profissional na internet?! Não fique de fora dessa, leia nosso artigo até o final e comece hoje mesmo a investir no marketing odontológico.

 

 

Benefícios do marketing odontológico

É normal que você ainda tenha certo receio em investir nessa modalidade do marketing se estiver começando a ler sobre isso agora. Por isso, decidimos listar as principais vantagens em adotar essa prática.

Sabe-se que a maioria dos cursos da área da saúde, atualmente, está bem saturada devido ao maior número de faculdades e facilidades de pagamento.

Isso tem impacto bem negativo para quem está se inserindo no mercado: a grande concorrência e a consequente necessidade de se destacar. Nesse sentido, o marketing odontológico te auxiliará a fazer a diferença.

Confira alguns desses benefícios abaixo:

 

·         Fidelização de pacientes antigos

 

·         Conquista de novos pacientes

 

·         Fluxo constante no seu consultório ou clínica

 

·         Construção de autoridade no meio

 

Esse último tópico é bem interessante, já que ao se tornar uma autoridade no assunto, suas chances de ser indicado como profissional aumentam exponencialmente. Isso vale tanto para pacientes quanto os colegas de trabalho.

Para começar a se tornar uma referência, você precisa dar o primeiro passo, que é investir no marketing odontológico por meio das ferramentas que indicaremos mais a frente.

 

 

Em quais estratégias devo focar?

Como já falamos, o marketing digital é uma tendência entre todos profissionais que desejam se destacar na sua área e aumentar seus ganhos. Porém, para isso acontecer, você deve saber quais as melhores estratégias para sua área.

Confira abaixo as estratégias mais eficientes para quem deseja investir no marketing odontológico e conquistar novos pacientes.

 

·         Marketing de Conteúdo: como já falamos, se tornar uma referência na sua área é de extrema importância para conquistar novos clientes, ser indicado e fidelizar os antigos.

 

O Marketing de Conteúdo vai servir justamente pra isso. Essa estratégia visa à atração de pacientes através da criação de conteúdos relevantes para seu público, como postagens nas mídias sociais sanando dúvidas.

Esse método faz com que um possível paciente veja em você um profissional com autoridade para falar sobre os problemas que ele quer resolver.

 

·         Definição de Personas: sabemos que como dentista, seu público alvo são os pacientes em geral. Mas é importante você optar por uma especialidade caso ainda não a tenha para definir sua persona.

 

Caso você não saiba, a persona é um personagem fictício que o marketing digital utiliza para saber como o público alvo reagiria a determinada campanha.

Então, se você optar por ser dentista de crianças, sua persona deverá ser uma. Assim, você saberá como divulgará seu trabalho na internet, já que sabe com quem está falando.

 

·         Vá a eventos odontológicos

 

·         Procure por parcerias de consultórios

 

 

Escolha as ferramentas mais poderosas

Como prometido, agora vamos lhe mostrar as ferramentas mais poderosas que existem nos dias de hoje para você investir no marketing odontológico e obter sucesso. Confira.

 

·         Mídias sociais: o profissional que não investe nas redes sociais hoje em dia está fadado ao fracasso. Elas fazem toda diferença para colocar as estratégias que citamos acima em prática.

 

Com uma página no Instagram, por exemplo, é possível realizar vídeos ao vivo, elaborar postagens dinâmicas e responder perguntas enviadas pelo seu público.

Já com o WhatsApp, você consegue se manter conectado com seus pacientes e dar atenção total aos interessados no seu trabalho.

Ah! Não se esqueça do YouTube. Essa é uma rede social que está em constante evolução e tem passado a frente do Facebook, por exemplo. Que tal criar conteúdo para seus pacientes em formato de vídeo?!

 

·         Anúncios: essa é uma ferramenta poderosíssima, mas na qual você precisará investir dinheiro além de tempo. Não fique com medo, certamente valerá a pena.

 

Estamos falando dos anúncios pagos! Eles podem ser contratados pelo Google Ads, por exemplo, uma ferramenta do Google voltada a publicidade.

Lá, você consegue personalizar anúncios com fotos, gifs e mais para serem exibidos nas páginas de busca do Google e outros sites.

 

·         Site: você já viu algum profissional ou empresa de referência que não possua uma página oficial na internet?! Difícil né? Pois é. Se você quer se destacar na odontologia, crie um site.

 

Caso não saiba o que colocar lá, aqui vão algumas dicas: coloque seu currículo, fale um pouco sobre sua história com a odontologia, coloque fotos de resultados reais de pacientes etc.

 

·         Livros e cursos: essa ferramenta não é voltada para o paciente diretamente, mas sim para você. A área da saúde está em constante atualização e você não pode ficar de fora dessa.

 

Sugerimos que, além de investir em cursos e livros da sua área, dê uma oportunidade aos relacionados ao marketing digital.

 

 

Conclusão

Podemos concluir que para investir no marketing odontológico, você precisará dominar algumas estratégias importantes que mencionamos aqui nesse texto. Apesar de não ser uma tarefa fácil, não é impossível. É apenas algo novo.

Como tudo que vale a pena na vida não vem de forma fácil, obter bons resultados com o marketing odontológico não é diferente. Será necessário perseverança e dedicação.

Se esse artigo foi útil para você, confira nossos outros textos a respeito de marketing digital e não deixe de comentar caso ainda possua alguma dúvida. Será um prazer poder ajudar!

 

 

 

 

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