5 Dicas de Como começar do zero com o marketing digital

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Dicas preciosas que vão te ajudar a começar a colocar seu negócio no mundo digital

Esse artigo será voltado para todos que desejam aprender o passo a passo de como implementar o marketing digital nas suas empresas desde o início, ou seja, que querem começar do zero.

Sabemos que hoje, um negócio que não tem presença no meio digital tem chances quase zeradas de evoluir e atingir um bom faturamento. E as razões para isso são óbvias, pois é lá que a maior parte do público se concentra.

Aplicar dinheiro no marketing digital não é sinônimo de gastar com algo que não vale a pena, ou seja, não é uma despesa e sim um investimento. Basta olhar casos de sucesso de empresas que deram uma chance a essas estratégias.

Aquele marketing tradicional que conhecemos, como o famoso boca a boca, os outdoors e panfletos ficaram no passado e deram lugar a diversas técnicas de engajamento e comunicação nas mídias.

Para você começar do zero, é importante que leia esse artigo na íntegra e confira nosso passo a passo. Aqui daremos dicas preciosas que você não encontrará em qualquer lugar. Boa leitura!

 

 

Importância de investir em um plano de marketing digital

Como já citamos na introdução desse artigo, se você está disposto a começar do zero no marketing digital para sua empresa, já deve ter entendido o quão importante essa prática é.

Porém, aqui daremos um direcionamento melhor a quem ainda está em dúvida se realmente vale a pena investir no plano de marketing digital. Confira abaixo alguns benefícios que separamos a respeito do assunto.

 

·         Visibilidade ampliada pelo público alvo: você provavelmente já deve ter pesquisado sobre determinada empresa no Google e não encontrou nada. Isso te deixou com pé atrás, certo?! É assim que seu público se sentirá caso você não invista nisso.

 

·         Construção de audiência: com o marketing digital, sua empresa conseguirá atrair o público que realmente tem interesse no que você tem a oferecer e irá interagir com suas postagens.

 

·         Construção de autoridade: quando buscamos por algo específico, sempre damos prioridade aquela marca que já tem experiência no ramo, certo? Isso é porque ela possui autoridade e você também pode conquistar. Para isso, basta investir numa estratégia chamada “Marketing de Conteúdo”, em que serão postados nas suas redes sociais conteúdos informativos e que mostrem que você sabe do que está falando.

 

·         Comunicação direcionada: com a técnica do marketing digital chamada “E-mail Marketing”, você consegue enviar e-mails para clientes que abandonaram seus carrinhos durante a compra, por exemplo.

 

·         Análise de dados de forma criteriosa: essa é uma das maiores vantagens do marketing digital quando comparado ao marketing tradicional.

 

Quando você cria uma campanha no modo tradicional, como um panfleto, sabe quantos vão ser distribuídos, mas não tem noção de quantas pessoas atingiu de fato com ele. No marketing digital, é possível adotar softwares específicos para monitorar quantos possíveis leads abriram o e-mail que você enviou ou clicaram no link e realmente realizaram uma compra.

 

 

Tenha em mente seus objetivos iniciais

Para começar do zero e criar um plano de marketing digital, é necessário ter em mente de forma bem clara quais serão seus objetivos iniciais com ele, ou seja, quais resultados você pretende buscar com essas estratégias.

Sugerimos que você trace duas metas iniciais: uma para seu negócio de forma mais generalizada e outra a cada campanha que for elaborada, como atingir 50 clientes ou fidelizar 10 clientes antigos.

Já se tratando da meta geral para sua empresa, seria interessante adotar o objetivo de fortalecer a posição do seu negócio na internet, por exemplo. Claro que isso será uma meta em longo prazo.

Na hora de definir metas para qualquer coisa na vida, precisamos ter em mente alguns pontos chaves para não nos perdemos no caminho. Esses pontos são:

 

·         Realismo

 

·         Exatidão

 

·         Mensuração

 

·         Estar ao seu alcance

 

·         Estar atento ao momento certo

 

 

Defina quem será seu público alvo e estude-os

Não há possibilidade de o seu negócio dar certo se você não souber com quem está lidando na hora da venda. Para começar do zero, você precisará pesquisar muito sobre seu público alvo.

É preciso entender quais as dores e problemas que seus clientes têm para oferecer seus produtos, ou seja, as soluções para eles.

Frequentemente, o termo “persona” é usado no marketing digital. Esse termo não é nada mais do que um personagem criado para entender melhor seu público.

A sua persona deve ter nome, gostos, preferências, interesses, sexo etc. Isso tudo na tentativa de saber como seu público reagirá a certa campanha proposta.

 

 

Faça uma breve avaliação da jornada do cliente

Continuando com a linha de raciocínio do exemplo acima, agora que você já definiu sua persona, definirá a jornada do cliente, ou seja, a história dele com seu negócio.

É necessário que você se indague de que forma sua persona chegou até sua empresa, quais problemas ela tinha que resolver ao te procurar, qual a plataforma digital que foi utilizada etc.

Ah! Lembre-se que o processo de fidelização também é extremamente importante e também faz parte da jornada do cliente.

Após passar por todas as etapas de compra, é bom que você saiba o relato da sua persona em relação a sua experiência com o produto e a compra. Essa atenção dada ao seu feedback mostrará dedicação por parte da sua empresa.

 

 

Avalie a competição na sua área de atuação

Sua empresa provavelmente está inserida numa área que tem concorrentes, certo? É difícil haver um ramo hoje em dia que ainda não está ocupado por profissionais.

Tendo isso em vista, para começar do zero, você também precisará se preocupar com o que está a sua volta, ou seja, seus principais concorrentes.

Fazendo uma boa análise do cenário, você conseguirá detectar o que eles estão fazendo de errado ou de certo te ajudará a aprimorar e implementar suas estratégias de marketing digital.

 

 

Conclusão

Podemos concluir que começar do zero com o marketing digital não é uma tarefa muito fácil, exige dedicação a alguns conceitos e o estudo prévio de suas estratégias para serem bem implementadas.

Tenha em mente que o seu sucesso só depende de você e o quão esforçado você será em desempenhar essas atividades.

Se esse artigo foi útil para você, confira nossos outros textos e se ainda houver alguma dúvida, não deixe de comentar. Será um prazer te ajudar!

 

 

 

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