Fidelizar o consumidor é o sonho de qualquer empresa e acredito que também seja o da sua correto?
Um dos pilares que vão ajudar você e a sua empresa a fidelizar mais seus clientes e portanto poder gerar mais oportunidades de negócio durante o ano é de certa forma bem simples, por outro lado requer muita disciplina e técnicas para se colocar em prática.
Esse pilar consiste em conhecer muito a fundo o perfil dos seus clientes. Afinal, só assim será possível que você adapte todas as atividades que você precisa executar para antecipar e atender as necessidades e expectativas dele.
E não pense você que tendo um produto excelente com um preço atrativo é o suficiente para se alcançar esse objetivo. É muito mais que isso!
O seu objetivo deve ser criar valor, estreitar seu relacionamento com o cliente simplesmente tendo uma comunicação clara, objetiva e transparente. Em outras palavras, você precisa encantar seu cliente!
E se você pensou “Nossa ! Isso vai dar muito trabalho.” Você acertou em cheio, mas não é um bicho de sete cabeças. Pode continuar aqui comigo que vou te mostrar algumas dicas que vão te ajudar a fazer isso.
Pra que Fidelizar meus Clientes?
Toda vez que se pensa em abrir um negócio, além de todo planejamento que você tem que fazer com custos, logística, fornecedores, ramo de atuação, que cliente você quer atender é muito importante, junto com essas preocupações, que você tenha um bom plano para fidelizar seus clientes.
Pare e pense um pouco, é muito mais fácil vender para quem já conhece a sua empresa e seu produto, seu atendimento, seus prazos e etc. Sem contar que se você colocar na balança, o custo para você conquistar um novo cliente é muito maior do que os custos envolvidos em vender para quem já é seu cliente.
Como Fidelizar ?
Se você ainda tem dúvidas de como fazer ou se vale a pena investir um pouco de tempo em estratégias para fidelização, confira abaixo alguns motivos para você começar a fazer isso agora
1 -Mais oportunidades de vendas para o mesmo cliente.
Se você possui uma carteira de clientes que já conhecem seu trabalho, é bem provável que as chances de você vender para eles novamente é bem maior.
Como lhe disse acima, é muito mais fácil vender para quem já conhece a sua empresa e seu produto, seu atendimento, seus prazos e o diferencial que só sua empresa proporciona.
Crie estratégias de vendas que facilitem seu processo de cross sell, porquê cliente encantado sempre vai querer comprar de você de novo e de novo.
2 – Clientes satisfeitos recomendam seus serviços.
Pense por você. Quando alguém lhe pede informação de alguma empresa quem são as empresas que você indica? Acredito que você indique as que admira, confia e as que teve boas experiências.
E as vezes deve até fazer um comentário “Olha esse lugar não é o mais barato mas pode ir lá que você não irá se arrepender”. Verdade ou mentira?
Ou seja, quando uma pessoa compra de você 1, 2,3 vezes, é um bom indicativo de que ela confia no seu trabalho e na qualidade dos seus serviços e, portanto, ela tem muito mais chances de te indicar para seus amigos e familiares. E o melhor de tudo isso, de graça!
3 – Pode vender mais em momentos ruins.
Ter uma boa carteira de clientes pode te safar de passar por problemas financeiros em momentos de crise.
Com estratégias corretas, você pode realizar campanhas pontuais e especiais para esses clientes da sua base.
Com certeza, essa ação bem feita pode lhe gerar um bom caixa extra em um momento onde seus concorrentes estão passando por dificuldades. E isso se chama escalabilidade, assunto que podemos tratar em outro artigo.
4 – Clientes fieis compram por mais tempo.
Você ja ouviu falar a sigla LTV? Pois bem, essa é uma sigla americana muito usada que quer dizer (Lifetime Value) .
Na prática, é você saber quanto seu cliente gasta em um determinado período de tempo, e o objetivo aqui do seu negócio é fazer com que esse numero aumente.
Se você tem clientes fieis é sua obrigação saber quanto essa cliente gasta por semestre, ou por ano ano.
Vamos supor que você tem a dona Maria que gasta em média 100 reais por mês consumindo seus produtos e serviços pelo período de um ano. No entanto, você tem o Sr João que gasta 500 reais por ano e nunca mais volta?
Você já sabe a pergunta que vou lhe fazer não é mesmo? Qual dos 2 é o melhor cliente? É claro que vender é sempre bom, no entanto é importante ter essas informações em números e existem várias ferramentas de qualidade que podem te ajudar com isso.
Conclusão
Esses são alguns motivos para você buscar a fidelizar cada vez mais seus clientes. Sua empresa precisa cada vez mais aumentar o valor de um cliente ao longo de seu relacionamento e consequentemente reduzir o CAC (custo de aquisição do cliente). Podemos falar sobre CAC em um proximo artigo.
10 dicas mais que vão te ajudar a ter bons resultados!
- Conheça seu cliente!
- Se preocupe em ter uma marca forte.
- Estreite o relacionamento com seu cliente.
- Crie vantagens e promoções frequentes.
- De ao seu cliente um atendimento diferenciado.
- Treine sua equipe de vendas.
- Mantenha padrões e processos.
- Aperfeiçoe sempre sua comunicação.
- Aperfeiçoe sempre seus processos.
- Nunca se esqueça de encantar seu cliente.
Como você pode ver, a jornada para fidelizar clientes é árdua e requer muito trabalho, tempo e investimento. No entanto, alcançar esses objetivos é ter a certeza de bons frutos.
Nunca se esqueça todo processo que existe na sua empresa pode ser melhorado e aperfeiçoado sempre!
Além disso, para se ter resultados mais rápidos é importante que se tenha uma pessoa qualificada para lhe auxiliar a ter os melhores resultados ou ainda uma parceria com uma agência especializada como a nossa.
Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe com aquela empresa que deseja melhorar o processo de fidelização de clientes!